A Cinemateca da Prateleira # 3 – O Bar

Resultado de imagem para o bar filme netflix

O BAR

Ano: 2017

Espanha, Argentina

Onde assistir: Netflix

É mais um dia comum, normalzinho, belezinha. Alguns estranhos vão se reunindo em um bar numa manhã no centro de Madri, cada um com seus objetivos: carregar o celular, tomar um café antes do trabalho, encontrar amigos, conversar com alguém, correr pra usar o banheiro, enfim, um dia aparentemente comum, normal, de boas.

Até que um daqueles frequentadores sai do bar e então BUM!

Tiro, gritaria, confusão. O homem que foi atingido cai duro e sangrando na calçada, tinha levado uma bala na cabeça. De onde? Ninguém sabia. Por quê? Menos ainda.

Então o cara meio que se mexe… e aí um dos homens que estava dentro do bar resolve sair para ajudar o coitado. Os outros ficaram gritando para ele não ir, mas o cara sai mesmo assim e… BUM!

Outro tiro, mais gritaria dentro do bar, confusão, histeria, todo mundo se escondendo onde pode.

Agora, duas pessoas estão mortas na porta do bar. Duas pessoas aleatórias, sem nenhuma ligação aparente. E outras estão isoladas lá dentro, tentando entender o que houve.

E aí a coisa vai começando a ficar ainda mais esquisita. Eles olham da porta de vidro do bar para fora e percebem que não há nenhuma viva alma na rua. Ninguém. Nadinha mesmo. Nem um cachorro vadio ou um passarinho cantando.

O que? Quando? Onde? Oquequetáaconteceno?

E isso é só o começo desse filme!

Eu já tinha passado muitas vezes por ele na Netflix e nunca tinha dado nada. Sempre ia deixando de lado, menosprezando o coitado. Até que um belo dia olhei de novo, fiquei curiosa, resolvi assistir, e olha, vou te contar… não poderia ter ficado mais surpreendida, no muito bom sentido!! rs.

É uma narrativa bem dinâmica, pois muitas coisas vão acontecendo e você tem que acompanhar, porque senão acaba ficando perdidinho. A história vai sendo narrada pela perspectiva dos “confinados” no bar, fazendo a gente se sentir lá dentro com eles. E isso traz o efeito de nada ser explicado de imediato, o que só deixa as coisas muito mais angustiantes. Você fica sem saber por um bom tempo o que está acontecendo, por que aquilo está acontecendo, por que está acontecendo com eles, inclusive. As paradas vão surgindo e eles vão se virando pra se proteger e entender aquilo, e a gente também! Rsrs. Nós só ficamos sabendo de alguma explicação e das causas daquela bagaçeira toda quando os próprios personagens ficam sabendo, e vamos juntando as peças do quebra cabeça a medida que eles vão juntando. Por isso aí o filme nos faz ficar grudado na tela, inventando mil teorias, pra depois jogar fora aquelas teorias e inventar outras, enquanto o mistério vai sendo revelado pecinha por pecinha, minuto a minuto.

E a variedade de personagens é grande: Tem uma patricinha, tem um hipster descolado, tem um ex policial, tem um empresário, tem a dona e o funcionário do bar, e tem até mesmo um mendigo craqueiro. E a medida que o tempo passa as coisas vão ficando mais e mais estranhas, os ânimos ficam acirrados, um fica desconfiando do outro e a paranoia só cresce. Muitas coisas estranhas e outras bem bizarras vão acontecendo, e… bem, não posso contar mais nada sem correr o risco de dar um belo spoiler e estragar a experiência de quem quiser assistir, rs.

Mas aí vocês perguntam: “ah, mas é o que? Que gênero é esse? É um suspense? É policial? É drama? É comédia?”

Bom… se eu disser que é tudo isso junto, misturado e mais um pouco, vocês brigam comigo?? kkkkkkkkkkkkk

Enfim, O Bar é um filminho surpreendente, envolvente, empolgante. É aquele tipo de filme que a gente não dá nada, mas que pode nos divertir demais numa tarde em que a gente está de bobeira e não tem nada diferente pra assistir. Recomendo com muita pipoca junto com uma galera para a elaboração das mais variadas teorias, rs.

Beijos e até,

 

Gisele

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s