Maratona de Natal # 6 – Um Conto de Natal – 1984


Resultado de imagem para um conto de natal filme 1984
UM CONTO DE NATAL
A Christmas Carol
EUA / Inglaterra
Ano: 1984
Onde assistir: Youtube
Elenco: George C. Scott, David Warner, Roger Rees, Anthony Walters
E pra fechar com chave de ouro a nossa Maratona de Natal, nada melhor que a história do avarento mais famoso de toda a literatura: Senhor Scrooge! rs.
Baseado na obra igualmente famosa de Charles Dickens, teve várias adaptações e versões ao longo dos anos, e a que mais me toca o coração é a versão de 1984 (Ah, os anos 80, melhor época, rs).
O filme conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho avarento, mizerento e lazarento que é mais amargo que um prato de jiló com uma xícara de chá de boldo, e que simplesmente detesta o natal. Tudo que lhe importa na vida é dinheiro, trabalho e mais dinheiro. E acha que natal, assim como qualquer feriado, é um grande desperdício de .. o quê? Dinheiro! rs. Vive sendo convidado pelo sobrinho para as festas de fim de ano e sempre recusa, além de ter um funcionário muito dedicado e paciente que sempre trata mal demais.
É então que, ao voltar para casa, na véspera de Natal, recebe uma visita um tanto quanto peculiar: seu sócio, Jacob Marley, que, aliás, já está mortinho da Silva, e que tenta demonstrar o quanto Scrooge está levando a sua vida para um caminho que só vai trazer solidão e sofrimento. E em uma última chance de redenção, avisa que naquela noite, ele irá receber a visita de 3 espíritos: os fantasmas do natal passado, do natal presente e do natal futuro. 
Assim, Ebenezer passa a revisitar passagens de suas vida: sua infância, sua adolescência, e vários momentos que nos mostram as razões para sua amargura, e de sua busca incessante por cada vez mais e mais dinheiro, porém sempre esquecendo aquilo que importava mais: o amor, família, gratidão, felicidade.
E como não mencionar neste post o pequeno Tim! Como disse antes, Scrooge tem um empregado dedicado chamado Bob Cratchit, que é praticamente um santo com uma paciência de Jó por aguentar o ranzinza do chefe. E um de seus filhos, o pequeno Tim, tem um problema de saúde que o faz ter uma deficiência na perna, além de outras coisas. Mas apesar de tudo isso, eles sempre focam nas coisas boas e vivem uma vida muito plena e feliz com sua família.
Acho que esse é um filme que sempre deveríamos ver, nessa época. Para nos lembrarmos do que fizemos, do que andamos fazendo e o que poderia resultar de tudo isso. Afinal, tudo está interligado: o que fizemos ontem influi no que somos hoje, que irá refletir no que nos tornaremos amanhã.
Bem, é com esse pensamento em looping profundo que encerro essa Maratona de Natal. Por probleminhas técnicos, não pude completar as postagens em todos os dias, mas espero de coração que tenham gostado do conteúdo.
Um feliz natal a todos!! E como o pequeno Tim sempre diz na história: E que Deus abençoe a todos nós!!
Beijos e até,
Gisele
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s